quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ufologia - Parte 1

Ufologia - Parte 1


A Ufologia

Estudo 1 – Apresentando a Matéria

Texto base: Lucas 21:11

Texto-Chave: “Não aprendais o caminho das nações nem vos espanteis com os sinais dos céus, porque com eles se atemorizam as nações” Jer 10:2

Textos para meditação semanal:

2a. Feira: 1 Timóteo 4:16

3a. Feira: 1 Timóteo 1:3,4

4a. Feira: Atos 2:19

5a. Feira: 2 Tessalonicenses 2:10,11

6a. Feira: 2 Timóteo 4:2-4

Sábado : Hebreus 11:3

Introdução

Ainda que muitos achem se tratar de um assunto supérfluo diante de outros temas mais interiores da igreja, veremos que a verdade é bem outra – por trás de um nome aparentemente jovial ou modernista a ufologia esconde uma base onde se apóiam uma grande gama de teorias, religiões, seitas e heresias, além de muitos crentes com dúvidas sobre certas declarações ou publicações ufológicas.

O que é Ufologia?

A palavra variou de sua abreviação inglesa UFO, cuja correspondente em português é OVNI e representa uma falsa ciência que trata de assuntos relacionados à hipótese da existência de civilizações em outros planetas (E1).

O que há de errado com a Ufologia?

Veremos que o ramo “científico” do assunto não é a maior ameaça, a não ser por uma coisa – todas as pessoas envolvidas estão mais em busca de provar seus sentimentos de existência do que da não existência de outras civilizações (E2).

Dessa forma, nunca se vê publicadas evidências que impossibilitam a existência de outros mundos habitados, mas ao contrário, um verdadeiro arsenal de defesa da teoria. Assim, embora nada esteja verdadeiramente comprovado a onda de informações e estudos publicados em todos os meios de comunicação faz com que muitas pessoas, inclusive crentes, tenham quase por certo de que tais “ET’s” possam existir.

Do mesmo modo muitas religiões, seitas e heresias sincretistas unem a religiosidade, o misticismo e a ufologia em suas fórmulas, rituais e crenças, algumas das quais de grande projeção, como um atrativo ou “isca” (2 Ts 2:10,11).

Em que a Ufologia afeta a fé cristã?

Uma pequena resposta pode saciar a pergunta – Os homens pensam ter encontrado na ufologia uma explicação física e materialista para os milagres da Bíblia!

Num livro de volume razoável, editado pela EdiOuro, encontrei a seguinte conclusão: “na Bíblia, onde se lê “glória do Senhor” entenda-se “disco voador”. Ali, apesar de professar uma sólida fé católica, o autor achou uma explicação mais aceitável para a coluna de fogo que guiou o povo de Israel, o carro de fogo que levou Elias, a força que abriu o mar vermelho e o rio Jordão e todos os demais milagres bíblicos, além de se propor a “aperfeiçoar” a idéia de que Jesus realmente não nasceu de homem, mas de Maria e um ser extraterreno – tudo colocado sob volumosas páginas recheadas de argumentos.

O livro mencionado é mais um entre milhares que sem dúvida foi influenciado pela famosa obra “Eram os deuses astronautas?” de Erik Von Daniken cujo conteúdo tenta, por evidências geológicas, coincidências e tradições de povos antigos, comprovar que as figuras bíblicas não passam de explicações populares de pessoas que viveram num tempo em que a tecnologia não lhes permitia definir o que viam, assim, comparavam o que viam com aquilo que imaginavam pelas histórias e tradições de seu povo.

Desta forma, na mesma base em que classificam os homens de Deus no VT e no NT como pessoas sem tecnologia para explicar o que viam, os ufólogos classificam como simplistas todos aqueles que ainda insistem em classificar como miraculosas as aparições sobrenaturais da Bíblia, sobretudo os cristãos cuja atividade principal é divulgar esse conceito (2Tm 4:2-4).

A Ufologia é uma ameaça ao Cristianismo?

A ufologia apareceu a princípio como um intrigante mistério baseado em aparições de sinais nos céus relatados por pilotos de aeronaves, logo depois associado a aparições em terra e por último a relatos de contatos visuais e corporais com criaturas estranhas e misteriosas.

Hoje em dia a ufologia já tenta associar todas as aparições incomuns ao redor do mundo, mesmo aquelas de origem popular como as de assombrações, fantasmas, duendes e outros personagens de folclore a tentativas de contato de civilizações extraterrenas mal compreendidas pelos homens.

Até aí ainda estamos no campo da cultura secular, mas o cristianismo não ficou imune por muito tempo: esses “cientistas” viram nas escrituras relatos que se assemelhavam aos da cultura popular e viram aí uma oportunidade de usar a força e a popularidade da Bíblia para chamar a atenção da humanidade para suas estórias.

Como dissemos ao princípio, com a ufologia ficou mais fácil para o homem crer que uma civilização mais adiantada que a nossa pudesse estar vindo nos visitar com certa freqüência e estar interferindo em momentos especiais da nossa vida global, visitas estas que chegaram a ganhar registro nas páginas das escrituras. Ora, parece mais convincente, para uma criatura que insiste não precisar nem crer em seu Criador, que um disco voador muito brilhante e não uma manifestação Divina estivesse escoltando o povo de Israel na direção certa (E3), o mesmo acontecendo com todas as outras passagens miraculosas da Bíblia.

Ufologia e Nova Era

Entretanto o maior perigo está “na linha de montagem” – os fenômenos ufológicos estão sendo usados em grande escala nas doutrinas da Nova Era.

Já é de conhecimento de todos que leram a respeito que a Nova Era chega a afirmar que Jesus Cristo (eles o chamam “o avatar da era de peixes”) virá num grande disco voador e recolherá todos os seres inferiores dentre os homens e os levará consigo.

Note-se aí duas coisas, uma ruim e outra boa: Satanás já procura educar os homens preparando-os para enfrentar a realidade do desaparecimento em massa de pessoas creditando ao seu grande líder o poder de mandar para outro mundo aqueles que se fizerem resistentes ou ignorantes à sua doutrina.

A coisa boa é que estamos num tempo em que até nosso adversário já admite o arrebatamento da igreja, e de tal forma que já movimenta “suas bases”.

Desculpa Elaborada

A nova Era emplacou a ufologia em sua pregação como nunca nestes últimos tempos, mas outros movimentos de origem pagã e demoníaca já há muito incluíram em suas doutrinas explicações lógicas para os sinais nos céus e as estranhas aparições terrestres (E4).

A ufologia se tornou no elo que faltava para unir todas as religiões numa só, pois segundo suas conclusões os anjos, especialmente o anjo do Senhor, os demônios, Jesus Cristo e Satanás e até o Espírito Santo são todos personagens cujos poderes sobre-humanos coincidem com uma avançada tecnologia que possibilitaria a nossos “visitantes” o poder de aparecer e desaparecer quando quisessem além de poderem pilotar suas naves de forma tão imune às leis da física.

Assim, se a humanidade aceitasse que todos esses personagens são na verdade concidadãos entre si, não haveria necessidade de múltiplas religiões mas uma só, sendo essa uma das principais propostas e objetivos da doutrina da nova era.

Conclusão

A ufologia é uma ameaça não somente ao cristianismo mas à humanidade. Com o avanço da tecnologia os homens sonham com contatos de variados graus para “trocar figurinhas” com os supostos “vizinhos”.

Veremos nas próximas lições algumas características da ufologia e das tais aparições as quais creio que poderão trazer benefício aos cristãos no entendimento dessa controvertida matéria (Hb 11:3).

Perguntas para Revisão

1. O que é ufologia?

2. Essa falsa ciência começou a se propagar a partir de que?

3. Quanto a afetar a fé cristã qual foi a pequena resposta que estudamos?

4. Para os homens a ufologia se tornou no _____ que ______ para _______ todas as _________ numa ____.

5. Como os ufólogos associam os milagres bíblicos com as aparições ufológicas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário